• 01/12/2020 - 14:53
  • Publicado por: Redação
  • Agricultura

Secretaria da Agricultura monitora surtos de gafanhotos na região noroeste

Secretaria da Agricultura monitora surtos de gafanhotos na região noroeste

Equipes da secretaria estão averiguando as informações sobre surto de gafanhotos na região noroeste – Foto: Divulgação/Seapdr

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) iniciou, nesta segunda-feira (30), investigação sobre surtos de gafanhotos na região noroeste do Estado. As informações de ocorrência partiram dos produtores, sindicatos rurais e entidades da região.

“Estamos averiguando a situação, mas, segundo as informações obtidas, não se tratam de gafanhotos migratórios da espécie Schistocerca cancellata, com a Portaria de emergência vigente. A ocorrência de surtos de gafanhotos de diversas espécies é esperada devido às condições climáticas e a época do ano”, tranquiliza o agrônomo Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr.

Conforme Felicetti, os levantamentos preliminares indicam infestações descentralizadas, não passíveis de formação de nuvens. A suspeita é que se trata de uma espécie endêmica e comum. “A preocupação maior é a ocorrência de surtos de S. cancellata, já que o potencial de infestação e danos é maior. Há equipes diligenciando a região para o monitoramento e orientação aos produtores. A secretaria está avaliando as medidas necessárias de resposta, havendo necessidade”, explica.

Informações de surtos devem ser encaminhadas à Seapdr, por meio dos canais de comunicação listados abaixo, ou à rede de vigilância, composta pelas inspetorias e escritórios de defesa agropecuária da secretaria e os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Canais de comunicação de surtos
Whatsapp: (51) 8412 9961
E-mail: vigifito@agricultura.rs.gov.br
Atendimento DDSV: (51) 3288-6289, 3288-6294

Fonte: Seapdr


Notícias mais lidas
Veja mais