• 03/12/2020 - 16:11
  • Publicado por: Redação
  • Segurança

Polícia Civil gaúcha recebe 97 novos fuzis e 103 submetralhadoras

Polícia Civil gaúcha recebe 97 novos fuzis e 103 submetralhadoras

Chefe e Subchefe receberam armamento no Palácio Piratini – Foto: Felipe Dalla Valle

Mais 97 fuzis modelo Taurus T4 calibre 5.56mm e T4A1 calibre 45mm e 103 submetralhadoras modelo Taurus calibre 9mm vão se juntar ao arsenal da Polícia Civil gaúcha no combate à criminalidade. A entrega simbólica do armamento ocorreu nesta quinta-feira (03), no Palácio Piratini, em uma cerimônia que celebrou os 179 anos da Polícia Civil no estado. O evento foi transmitido pelo canal da Polícia Civil no Youtube, como forma de evitar aglomerações, uma vez que a Instituição tem seguido as determinações impostas pelo novo decreto governamental que quer diminuir o número de infecções pelo Coronavírus.

Do total de fuzis, 91 serão destinados, prioritariamente, às Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegacias de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Dracos) e ao Serviço de Apoio Aéreo (SAA) da Instituição. “As armas serão distribuídas atendendo às necessidades apontadas pelos órgãos policiais por meio do Banco de Demandas. Foi através desse sistema, aliás, que a Polícia Civil planejou, ainda no ano passado, os investimentos para 2020, o que incluiu a aquisição dos fuzis”, afirma a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor.

Os 6 fuzis restantes, esses adquiridos com doações recebidas de órgãos externos, tinham destino certo desde o início. Com ajuda do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Teutônia, dois serão destinados à Delegacia de Polícia local; já o Consepro de Marau, no litoral gaúcho, conseguiu três para a DP da cidade. Por fim, o Ministério Público destinou verba para compra de um fuzil para a Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon), que está localizada na Capital e é vinculada ao Deic.

Já das 103 submetralhadoras, 75 serão destinadas à Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame), do Departamento de Administração Policial (DAP). Essas foram adquiridas com R$ 330.457,50, oriundos do FESP – Plano de Investimento/2019. Outras 25 unidades, adquiridas para contemplados pela Consulta Popular 2018/2019, serão distribuídas entre vários órgãos da Instituição. As três últimas unidades serão para as Delegacias de Polícia de Cidreira e de Balneário Pinhal (2) e para a Draco de Lajeado. O trio de submetralhadora foi adquirido com recursos do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público e Poder Judiciário Lajeado.

Fonte: Polícia Civil


Notícias mais lidas
Veja mais