Ano novo

Ano novo

Eis que o ano chega ao fim e em meio a tantas dúvidas o que se destaca é a gratidão, pois estamos aqui para agradecer, este é um motivo incrível. Muitas famílias tem questionado sobre como vai ser o próximo ano letivo…a minha resposta é sempre a mesma… Não sabemos, ninguém sabe, queríamos dizer que tudo voltaria ao normal e que nossas escolas se encheriam de vida novamente, mas não há como prever. Sejamos pacientes e tenhamos fé, vai ficar tudo bem.

2020 foi um ano atípico, ímpar, singular… não importa que termo usaremos para descrever, a verdade é que não havíamos passado por nada igual e isso abalou nossas estruturas, mas sinto que também foi um divisor de águas.

Muitas famílias conseguiram se reconectar, as crianças foram assistidas diariamente e muitas passaram a ser compreendidas.
Nós, professores, nos reinventamos, aprendemos técnicas, exploramos tecnologias, traçamos metas e criamos estratégias para tentar chegar o mais perto possível de nossos alunos.

Chegar ao final de mais um ano é uma dádiva e eu só tenho a agradecer. Foram 366 oportunidades para recomeçar, refazer, recriar, agradecer.
Foi o ano em que pudemos demonstrar nosso amor e nossa solidariedade através de ações. Emanamos carinho sem trocar abraços, conversamos através dos olhares e aprendemos a ver sorrisos sob as máscaras.

Aprendemos a ver o outro através da janela de sua alma, finalmente aprendemos a interpretar os olhares e desvendar o brilho de cada um.
Sou grata a ti 2020, que apesar de tudo me trouxe grandes lições. Sou grata por ter passado “imune” de toda a tua loucura.
Antes que o ano termine, tire um tempo com sua família, façam uma retrospectiva, conversem sobre o que aprenderam nesse ano e agradeçam. A gratidão é como bálsamo para a alma, nos cura e liberta.

Da vida levamos aquilo que vivemos, os sentimentos, as ações, os momentos… para estarmos juntos não precisamos estar perto, é necessário apenas que saibamos reconhecer o valor que o outro tem em nossa vida. Cuide- se, pratique a empatia, a solidariedade e o respeito.

Em 2021 continue a mover -se, a vida não para… aprenda, ensine, ame, entenda, agradeça, respeite, inspire, liberte-se, se conecte, reconecte… viva cada dia como se fosse o último. Aproveite seu presente, o agora, o hoje, pois ele é uma dádiva de Deus.